Aprendendo a Analisar o Banco de Dados do INPI
1
Bem vindo ao CURSO
COMO REGISTRAR SUA MARCA
Mesmo que Você não entenda nada de Lei
PRIMEIRO: Análise do Bando de Dados
Aprenda analisar o banco de dados do INPI e nunca mais terá uma marca negada.
Por lei duas marcas iguais ou semelhantes não podem coexistir no mesmo segmento, uma obrigatoriamente deverá deixar de existir.
Chegou tarde para Registrar sua Marca, já era, por que o mundo dos negócios não é para os que dormem no ponto a espera de um milagre inesperado que resolverá todos os problemas. Simples assim!
3 PILARES sustentam todo o PROCESSO DE REGISTRO
SEGUNDO: O que não pode ser Registrado como Marca
Ao invés de se preocupar TANTO com o que pode ser registrado como marca, é melhor voltar sua atenção para o que não pode, por que é isso que vai te impedir. Simples assim!
O registro de marca é uma posse e como tal é regulamentada pela Lei de propriedade industrial (Lei Nº 9.279, de 14 de maio de 1996) .
TERCEIRO: Fique de olho nos Prazos Administrativos
Vacilou aqui, já era, o seu processo será definitivamente extinto e arquivado. Simples assim!
Talvez Você não saiba, mas o Registro de Marca é um processo adminstrativo e como tal, qualquer pessoa plenamente capaz pode reivindicar a posse sobre uma marca.
Portanto, se existe por aí outra pessoa usando o mesmo nome comercial que Você. Você só precisa Registrar a Marca primeiro que ela. É só isso e nada mais!
Talvez seja do seu Interesse saber mais sobre:
Como IDENTIFICAR quem está usando a sua MARCA por aí
Análise da Revista de Porpriedade Industrial (RPI)
A Lei que TODO empresário Deveria Conhecer
2
Talvez Você ainda não saiba, mas 99% das marcas que são indeferidas pelo INPI, ou seja, negadas. Falharam miseravelmente em pelo menos 1 dos 3 pilares citados abaixo e Você pode confirmar isso por meio da análise da Revista de Porpriedade Industrial (RPI) .
Caso Você não seja assinante do FÓRUM REGISTRO DE MARCA recomendo que leia o artigo: Guia Básico de Marcas do INPI (comentado).
Nesse artigo eu compartilhei muitas dicas, sacadas, macetes e bizus que vão garantir que Você tenha uma marca para chamar de sua.
O guia do INPI que era básico, agora ficou completíssimo, afinal, são quase 10 anos de experiência compartilhada nesse artigo.